Circuito de Festejos Juninos: Taguatinga recebe a última etapa do LINQDFE no fim de semana
23 de julho de 2024Circuito de Festejos Juninos 2024 termina com grande final do Candangão
30 de julho de 2024
Evento contará com a participação de dez grupos finalistas disputando o troféu de campeã de Brasília
A Praça do Trabalhador, em Ceilândia, será o palco da final do Circuito de Festejos Juninos, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) e do Instituto Acolher. Nos dias 27 e 28 de julho, dez quadrilhas finalistas competirão pelo título de campeã de Brasília pela Federação das Quadrilhas Juninas do Distrito Federal e Entorno (FequajuDFE).
Após uma série de classificatórias, nas quais as quadrilhas como Sabugo de Milho, de Taguatinga, e Si Bobiá a Gente Pimba, de Samambaia, se destacaram, a competição está acirrada. Com a pontuação zerada para a final, todas as quadrilhas têm a mesma chance de levar o troféu. Além das duas favoritas, as quadrilhas Sanfona Lascada, Elite do Cerrado, Paixão Cangaço, Aquarela Nordestina, Êta Lasquêra, Pula Fogueira, Segue o Fogo e Triscou Queimou também estão na disputa.
O Secretário de Cultura e Economia Criativa, Claudio Abrantes, ressalta a expectativa para a grande final. “Estamos na reta final do Circuito de Festejos Juninos, que vêm alegrando a população do DF e do Entorno por seis finais de semana seguidos. Neste último final de semana, temos a grande final. Convidamos toda a população do DF e Entorno para prestigiar esse grandioso evento”.
Avaliação e preparação
Os grupos serão avaliados em critérios como coreografia, figurino, marcação, animação dos brincantes, casal de noivos e repertório musical. Gilson Cezzar, coordenador da banca avaliadora, aponta a imprevisibilidade da competição. “Embora tenhamos uma previsão baseada nas etapas anteriores, a final é sempre uma surpresa. Cada grupo tem a chance de brilhar e conquistar os jurados”, disse.
A Rivalidade entre Sabugo de Milho e Si Bobiá a Gente Pimba
Sabugo de Milho encantou o público com seu espetáculo “O amor é filme”. Juão Alex, presidente da quadrilha, destaca a temática envolvente. “Preparamos um espetáculo grandioso, um verdadeiro filme de amor para o público. Queremos que todos tragam seu balde de pipoca e se emocionem com nossa apresentação”.
Bruno Martins, brincante da Si Bobiá a Gente Pimba, espera uma arena cheia. “Ceilândia sempre tem um público caloroso. Esperamos que todos venham prestigiar o trabalho que fizemos com tanto amor”, afirmou.
O presidente da FequajuDFE, Robson Vilela, está confiante de que a final será um grande sucesso e atrairá um público significativo: “Estamos esperando uma grande audiência para prestigiar esses dez espetáculos. Foi uma temporada de muito sucesso e queremos encerrar em grande estilo”, destacou.
Além das apresentações das quadrilhas, o evento contará com uma série de apresentações musicais para animar o público e comidas típicas.
Confira a programação completa:
Sexta-feira, 26 de julho:
18h: Banda Max e Oliver
19h: Trio de Forró Tome Xote
20h: Flor do Mamulengo
20h45: Oxente Vixe
21h30: Vira e Mexe
22h15: Trio de Forró Arretado
22h30: Filhos do Sertão
23h15: Saca Rolha
00h: Banda Lucas Mello
Sábado, 27 de julho:
18h: Trio de Forró Raimundo
19h: Banda Pileke
20h: Triscou Queimou
20h45: Segue o Fogo
21h30: Pula Fogueira
22h30: Elite do Cerrado
23h15: Êta Lasquêra
Domingo, 28 de julho:
17h: Trio Forró Bacana
17h30: Trio de Forró 3 Candangos
19h: Aquarela Nordestina
19h45: Sanfona Lascada
20h30: Si Bobiá a Gente Pimba
21h15: Trio Forró Cheiro de Congote
21h30: Sabugo de Milho
22h15: Paixão Cangaço
23h: Banda Freexote